quarta-feira, 23 de julho de 2008

Historia de Vigário Geral





Nesta terça (22), Editora Aeroplano, em parceria com AfroReggae, lançam livro sobre a historia de Vigário Geral, às 19he30min, na Livraria Argumento de Ipanema.


São 50 anos de Vigário Geral e 15 de AfroReggae. O movimento, que nasceu em 1993 cresceu e se expandiu para além dos limites geográficos da favela, transformando não só o cenário de Vigário Geral como muitos outros cenários dentro e fora do país. O livro “História e memória de Vigário Geral”, da professora do Departamento de História da UFRJ, Maria Paula Araújo, e de Ecio Salles, ex-coordenador cultural do AfroReggae, resgata a memória da comunidade de Vigário Geral, a partir, sobretudo, de entrevistas com moradores. Os pesquisadores também abrem o baú dos moradores mais antigos da favela, os chamados "Pioneiros". E mostram como “a cultura pode ser o grande passaporte para a transformação”, como diz Maria Paula.

“História e Memória de Vigário Geral” é o sétimo livro da coleção Tramas Urbanas, lançada pela Aeroplano Editora, com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda, que visa a dar voz às diversas manifestações artísticas e intelectuais das periferias brasileiras. A fundação da favela, seus principais personagens, a violência, a guerra de mais de 20 anos com Parada de Lucas e as soluções encontradas pela sociedade organizada para minimizar os conflitos na região são narradas detalhadamente no livro. Além do AfroReggae, instituições como a Fundação OndAzul, o MOGEC (Movimento Organizado de Gestão Comunitária), entre outras lá presentes, contribuíram para que a favela firmasse o seu espaço na sociedade, além das páginas policiais, e, hoje, Vigário Geral é uma referência cultural e empreendedora no Rio de Janeiro e no mundo.

Passando pelos mais diversos eventos históricos - que vão das reformas urbanas do prefeito Pereira Passos ao triste episódio da chacina de Vigário Geral - o livro esmiúça não apenas a história de Vigário, mas, também, a formação urbana e espacial do Rio de Janeiro e suas repercussões numa estrutura sócio-econômica em que exclusão social e concentração de renda se mesclam. Assim, ele contribui para a eliminação da dicotomia favela x cidade formal e para a constituição de uma cidadania mais inclusiva e menos violenta em nosso país.

A idéia do livro surgiu a partir de uma entrevista da professora - junto a seu grupo de pesquisa formado por alunos da UFRJ – com José Junior, coordenador executivo do Grupo Cultural AfroReggae. A partir daí, houve uma parceria estreita com o então coordenador cultural do grupo, Ecio Salles, que resultou neste trabalho.




Aeroplano Editora
Categoria: Não-ficção
Número de páginas: 196
Formato: 12x19cm
Preço: R$30,00


fonte: www.afroreggae.org.br

Nenhum comentário:

CHAT! VOZES DA FAVELA - deixe sua voz aqui!