quarta-feira, 30 de julho de 2008

Rádio AfroReggae Digital




Como já diria Roquete Pinto, grande radialista, “O rádio é o jornal dos que não sabem ler e o mestre de quem não pode ir a escola”. Uma ferramenta que sem dúvida é a mais acessivel e impactante para todas as classes.

Fazer rádio é emocionante, imaginar a sensação das pessoas do outro lado e tudo mais… Claro que algumas vezes não gostamos muito quando os ponteiros marcam 19 horas em Brasilia, mas alguns até adoram.

Com a chegada do rádio por volta de 1919, iniciou-se uma verdadeira revolução da comunicação. Com ela, surgem diversos pensadores e grandes personalidades do nosso tempo. Tempos depois chegou a televisão e a ameaça de extinsão do rádio. Mas ao contrário do que muitos pensaram a televisão aprendeu com o rádio, como exemplo temos as novelas ou a narraração de jogos de futebol.

Depois de tudo isso acontecer vem a internet que também ameaçou a TV e o Rádio, porém se uniu como mais um meio que pode ajudar a televisão e, mais ainda, o rádio. Atualmente a transmissão de programas de rádio e tv online vem crescendo absurdamente, isso se deve ao crescimento de banda larga e democratização do acesso a internet. Transmitir ao mesmo tempo som, video e texto, e ainda de mão dupla, torna a internet uma ferramenta de comunicação poderosa que pode ser utilizada de diversas formas. Uma dessas formas é a de transmissão via streaming que existe desde 1988, mas não foi amplamente usado pois as conexões ainda eram muito lentas.

Durante uma turnê do AfroReggae na Inglaterra fomos procurados por um projeto chamado RadioActive (Parceiro da BBC Londres). Esta ONG é responsável pela implementação de dezenas de rádios comunitarias em diversos paises. Um mês depois do primeiro contato o estúdio de Parada de Lucas já estava sendo inaugurado. Identificamos que devido as burocracias envolvidas no processo de criação de rádios FM, a idéia foi criar uma rádio usando streaming, tornando-se uma das primeiras rádios online dentro da favela e considerada a 1ª escola de rádio deste gênero.

Assim que inauguramos a rádio, foram selecionados 35 alunos para participar desta primeira turma da rádio escola. Fui um deles. O curso tinha uma duração de 5 meses. Nos fomos capacitados em diversas áreas desde produção, edição, locução, DJ e até técnicas de jornalismo por profissionais da BBC.

A rádio pode ser acessada pelo site www.afroreggaedigital.com. Seu conteúdo é produzido em sua grande maioria por alunos e ex-alunos: programações, matérias, fotografias e vídeos. Mas a rádio também conta com programas feitos por DJs e artistas convidados. É lá também que gravamos os programas do Conexões Urbanas de Porto Alegre, da Ipamema FM, alguns programas da Rádio Eldorado de São Paulo e MPB FM do Rio de Janeiro.

Os programas falam geralmente de cultura popular, e as músicas fogem da programação dos rádios comerciais. Além disso é uma ferramenta de divulgação de movimentos sociais pelo Brasil. Quem quiser entrar nesta conexão, taí os horarios e dias:

MPB FM - Rio de Janeiro
as 22 horas toda 4ª Feira.
www.mpbbrasil.com.br

RADIO ELDORADO - São Paulo
as 22 horas toda 5ª Feira.
www.radioeldorado.com.br

IPANEMA FM - Porto Alegre
as 22 horas toda 2ª Feira.
www.ipanema.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

pow eu gostei muito da reportagem
vcs saõ muitoo legal, eu não sabia que afrorregae é tão legal
quando eu era pequeno eu pessava que afrorregae era muito chato, eu eu estou na afrorregae hoje afzendo curso de informática, eu so uo aluno do marquinhos vlw!!!!!!!!
até a proxima
nome:andre luiz

Anônimo disse...

EU ACHEI QUE ESSE TEXTO FOI MUITO INTERESSANTE NÃO SÓ PRA MIM, PROS QUE LERÃO TAMBÉM . EU ACHO ESSA ESSA COISA DE RÁDIO MANEIRA,EU ADORO,FOI ÓTIMO FAZER UMA RÁDIO EM PARADA DE LUCAS PRINCIPALMENTE PARA OS ALUNOS SE DESENVOLVEREM MAIS RÁPIDO,AS PESSOAS DO AFROREGGAE SÃO PESSOAS INTERESSADAS,BOAS,LEGAIS E PRINCIPALMENTE EDUCADAS SEMPRE AO DISPOR DAS PESSOAS.EU ADOREI ESSA RÁDIO AQUI EM PARADA DE LUCAS. ESSE FOI MEU COMENTÁRIO MEU NOME É DANÚBIA ;FAÇO CURSO DE INFOMÁTICA COM O PROFESSOR MARCOS VÍNICIOS!!! BJOSSSSSSSSSS ESSE É O MEU COMENTÁRIO ESPERO QUE VOCêS GOSTEM!!!!!!!!*

CHAT! VOZES DA FAVELA - deixe sua voz aqui!