sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Origem da Favela

 
Hã?? Cuidosculus phyllancanthus? Euforbiáceas? Que palavras são essas? Acho que esse cara ta me xingando. Mas... imagine se eu vou usar esses termos.
Ainda não entendeu? Nem eu.
Pra que essa sopa de letras para descrever favela?
Favela, pois é. É dela que estou falando.
Ok. Ok. Desculpem-me! Eu não comecei no local certo.
Vamos lá!!!!
Tudo começou quando em uma manhã quente de quarta-feira, ouvi o cidadão exclamar:
- Seu favelado!!!
Eu tinha sete anos de idade, mas esse grito acompanhou o meu subconsciente até que eu resolvi ir atrás do seu significado.
Então ta. Tudo o que eu ouvia dizer era pejorativo demais para ser verdade. Fui mais além.
Caí de cara nos pesados, empoeirados e amarelados livros de história. Mas, meu Deus do céu, era difícil.

Recorri a professores; e consegui, enfim chegar ao que poderia ser o início da caminhada para o fim da dúvida.
Real Gabinete Português de Leitura, bem infincado na Praça Tiradentes.
Tentaram me empurrar goela abaixo essa tal Cuidosculus phyllancanthus.
- Ah, faça-me o favor.
Saí. Atravessei a Passos muito injuriado e ouvi: "teço-teleco-teco" Ei, eu já tinha ouvido esse som, imprensado de palitos. Um legítimo exemplar do malandro carioca batucava em uma caixa de fósforos.
Olhei para ele e me indaguei: esse cara deve ser de qual favela??
Peraí. Favela. Mas por que a associação? Nossa, as coisas começaram a fazer sentido. Resolvi bater um papo com o cara, afinal . Ele já tinha percebido o meu interesse pelo seu som.
- O que me trouxe até seu som foi uma procura para o termo favela.
Conversa vai, conversa vem e expliquei toda a história.
O malandro, ao som do samba, me respondeu:
"Se foi por causa de Canudos, Conselheiro
e companhia que a favela assim surgia,
isso meu avô já dizia.
Mas o que passa batido
É um povo que nos morros, muito unido
Insiste em mostrar o seu valor
E assim tem vivido.
Se árvores ou moradias,
Se vidas ou filosofias
Favela é, quem diria
Sinônimo de alegria"

Assim, nesse cantarolar que pude entender aquela exclamação!
Tá, poderia ser pejorativo o que ouvi. Mas, e daí?

Não preciso mais de definições para o nome favela.
Se favela é uma árvore, que assim seja, pois como o povo da favela, de pé nascemos e com o passar dos tempos, de pé permanecemos.


Por: Marvin Sandom ( Marcos Vinicius )

 
 
  
 
 
 



Nenhum comentário:

CHAT! VOZES DA FAVELA - deixe sua voz aqui!