Começou a aula: cada um leu sua parte do exercício feito na aula anterior, onde os alunos entrevistaram uns aos outros em duplas.
Depois, o grande momento: todos assistimos ao vídeo realizado para o Dia Internacional de História de Vida, que tinha como objetivo colher histórias por meio de eventos realizados em todo o mundo. (Mais detalhes sobre as atividades do evento por todo o planeta podem ser lidos neste blog).
Conversamos ainda sobre questões básicas do jornalismo: lead, texto formal x texto informal, verificação de informação etc. Mencionamos o caso Escola Base e, também, o caso Isabella como exemplos de abusos da mídia na divulgação de informação.
Depois, houve uma conversa sobre a produção de novos textos: Cláudio contou sobre a apuração que fez em Parada de Lucas, onde, segundo ele, há uma diferença cultural e econômica entre os moradores mais ampla do que poderia supor quem mora do lado de fora da comunidade.
Marcos Vinícius e Binho fizeram piada quanto ao fato de muitas pessoas acharem que quem nasce na favela não pode ser universitário. Bender, Cláudio e Marcela concordaram com os dois.
Depois de outras pautas e muita conversa, os alunos se juntaram em grupos para produzir textos baseados na discussão em sala.
Os trabalhos podem ser lidos nos links adiante:
Texto de Marcela e Bender
Texto de Cláudio
Texto de Binho e Marcos Vinícius
Nenhum comentário:
Postar um comentário